Amplie suas vendas de material cirúrgico com 5 técnicas infalíveis para melhorar seus processos e alcançar a excelência no atendimento!

Atender bem é a alma do negócio! Já se foi o tempo em que o número de vendas era sinônimo de sucesso para uma empresa de material cirúrgico. Hoje em dia, fazer a manutenção do cliente para fidelizá-lo ou para que você amplie o volume da venda feita para esse mesmo cliente requer um atendimento de excelência!

Imagine só: é muito mais custoso para a empresa ir em busca de novos clientes do que ter uma boa carteira mantida através de um bom atendimento. Além disso, preservar um cliente por mais tempo, permite que você o conheça com mais profundidade, criando a possibilidade de oferecer novas soluções e mais qualidade a ele.

Por outro lado, um atendimento ruim pode trazer sérias consequências ao seu negócio. Segundo pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores nunca mais voltaram a usufruir do serviço de uma empresa devido a uma experiência ruim. Enquanto isso, a Brain & Co constatou que um cliente possui 4x mais probabilidade em comprar de um concorrente quando o problema é atendimento.  Mas afinal, o que está envolvido em um atendimento excelente? É o que irei revelar nesse conteúdo!

1 – Equipe preparada para atender

A informação sobre os clientes não pode ficar somente na mão de um responsável pelo atendimento. Isso não quer dizer que a equipe toda precisa estar integrada a 100% das informações do cliente, mas é necessário ter a mínima clareza para ajudar esse cliente no momento em que ele precisar.

Para evitar falhas, você pode produzir um breve checklist sobre cada cliente, para lhe auxiliar em momentos de necessidade. Elenque as informações prioritárias de cada um e em que momento ele geralmente precisa de uma atenção maior do atendimento. Tendo isso em mãos e possibilitando o acesso a toda equipe, qualquer colaborador poderá dar sequência em um atendimento, se for necessário.

2 – Informações sempre à mão e bem organizadas

Imagine uma situação chata: o seu cliente liga para você para resolver uma dúvida e você não consegue encontrar o seu cadastro de forma rápida e muito menos as informações acerca do que ele questionou. Como por exemplo, um pedido referente a um material cirúrgico emitido em certo mês do ano, ou o valor que esse cliente está devendo para a empresa de materiais já utilizados em uma cirurgia.

Não encontrar o que o cliente precisa em um prazo de tempo razoável demonstra desorganização e faz com que ele perca o “tempo precioso dele”. Para evitar situações como essa, tenha todo o histórico dele sempre disponível. A partir de um software de controle de materiais cirúrgicos e clientes específicos para o segmento é possível estabelecer um controle eficaz.

3 – Comunicação clara x gestão de material cirúrgico

Estabelecer uma comunicação transparente com o cliente é essencial, faça disso um hábito. Tenha certeza da necessidade do seu cliente, documente a solicitação e peça sempre uma confirmação. Parecem dicas bem simples, não é mesmo?

A verdade é que uma pequena falha de comunicação ou entendimento entre a sua empresa e seu cliente pode custar uma nova venda para ele ou até mesmo a fidelização desta empresa. Por isso, ao realizar os atendimentos, faça-os:

  • Com muita atenção;
  • Entendendo suas reais necessidades e dores;
  • Registrando todo material cirúrgico e os passos realizados nesse atendimento;
  • Armazenando todos os dados do cliente;
  • Arquivando todos os seus pedidos, recebimentos ou devoluções de maneira segura e organizada;
  • Rastreando todas as mercadorias fornecidas a ele.

4 – E-mail só depois de uma boa conversa

Não que isso deva ser um processo “engessado”, mas existem momentos em que um contato via telefone pode dar agilidade ao processo de atendimento. Atendimentos que não dependem de tanta agilidade podem ser feitos via e-mail sim, desde que isso não comprometa o tempo de espera do cliente.

Independente do canal utilizado para estabelecer um contato, é necessário que as informações que o cliente necessita sejam bem explicadas, de modo que não restem dúvidas, afinal, o contrário gera somente perda de tempo e desgaste do relacionamento.

5 – Sempre mostre os diferenciais da sua empresa

Um desses diferenciais deve ser um atendimento de excelência. Mostrar para o cliente as características positivas da sua empresa pode agilizar a decisão dele em relação a compra. Esse é o objetivo, adiantar e incentivar a decisão do seu cliente frente a um novo pedido de material cirúrgico.

Uma dica valiosa para atingir esse objetivo é: conheça as dores particulares de cada cliente e trate essa informação com todo carinho. Proponha suporte e solução para os problemas detectados que o resultado é certo: você irá conquistá-lo!

Dica Bônus

Dois itens são vitais para você conseguir manter o fluxo e a cadência dos atendimentos sempre em dia e com agilidade. Um CRM (ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente), que irá ajudar os seus vendedores no controle das novas prospecções, além de manter o histórico organizado do cliente já atendido pela empresa e que realiza novas compras.

Além disso, fuja das planilhas e use um software de gestão de material cirúrgico. Ele irá agilizar e organizar os dados de cada cliente e de cada solicitação de materiais, em especial dos consignados que dão muito trabalho, já que são dezenas de itens solicitados em um único pedido. Além disso, outro ponto importante é que um software especializado é capaz de atender a exigência da Anvisa acerca da rastreabilidade.

Pense nos benefícios que uma empresa de material cirúrgico terá a médio e longo prazos com uma maior qualidade de atendimento e se necessário, inicie uma reforma desse processo agora mesmo!