Trabalhar com sinergia melhora muito o potencial de uma empresa. Para isso, alguns recursos são necessários, como o uso de um software adequado.

Imagine um processo integrado, que leve uma mesma informação para toda a equipe, fazendo com que cada um desempenhe sua função em perfeita sincronia com as demais, tudo alinhado. Muitas vezes isso parece fora da realidade, não é mesmo? Mas, estou aqui para lhe mostrar que, com um software adequado isso é possível!

Os softwares de gestão, em geral, são ferramentas essenciais para melhorar processos internos, reduzir riscos e falhas. Desta forma, neste conteúdo vou falar em específico do software de OPME (Órteses, próteses e materiais especiais).

Diante da complexidade da cadeia envolvida na fabricação, gestão e utilização destes materiais, um software específico para a área é fundamental para facilitar a atuação da equipe de trabalho e minimizar as falhas, que podem resultar em enormes prejuízos financeiros e de credibilidade diante do cliente, neste caso as unidades hospitalares. As OPMEs são produtos de alto custo para hospitais e operadoras de saúde (planos), por isso a exigência de controle é tão alta.

Mas afinal, quais são os benefícios da utilização de um software de gestão OPME? Conheça-os a seguir!

Tenha um rastreamento de materiais muito mais eficaz com o software de OPME

Se você trabalha com equipamentos de OPME, sabe muito bem quanto a eficiência na rastreabilidade é importante, tanto por questões legais, quanto organizacionais. Imagine ter tudo isso e ainda reduzir as perdas de materiais, aumentar a agilidade no atendimento e alinhar o trabalho de toda a equipe?

Através de um software, é possível. As novas tecnologias tornam possível fazer com que todos os seus colaboradores tenham acesso da atual posição e situação dos produtos em circulação, registrando todas as informações necessárias, como exige a regulamentação.

Conquiste um controle global de estoque

Para potencializar os resultados, é necessário que todas as áreas da gestão se conectem, isto é, que o processo seja integrado. E aqui, mais uma vez, um software especializado desempenha um papel fundamental.

Muito além de um espaço físico organizado e uma boa disposição dos produtos, é necessário otimizar as tarefas e a rotatividade dos materiais, ainda mais em função do empréstimo consignado. Registrando todos os dados necessários em um sistema bem estruturado, é possível localizar os equipamentos com muito mais agilidade, entregando sempre o melhor ao cliente.

Além disso, o mais importante a ser destacado aqui, é que erros minúsculos podem custar muito caro. Por exemplo: supondo que hoje foi realizada uma cirurgia bem sucedida com um de seus equipamentos, o paciente respondeu bem ao pós-operatório, mas em um prazo de 2 anos a sua prótese passa a apresentar problemas e torna-se necessário apresentar seus dados para a Anvisa. Já é possível mensurar o tamanho do problema que você teria em mãos, não é mesmo?

Faça um controle de validade com menor índice de perdas

Ninguém quer ver seus produtos sendo desperdiçados, ainda mais por vencer a validade, não é mesmo? Mas, a verdade é que, muitas vezes isso está ligado a falta de um bom controle de validade, que pode ser feito através de alguns itens:

  • Sistema de gestão integrada;
  • Acompanhamento de compras, vendas e consignações;
  • Eleger indicadores do fluxo do estoque;
  • Realização de inventário de estoque;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de recebimento de mercadorias;
  • Atenção aos produtos próximos de vencimento;
  • Estruturação e planejamento dos processos.

Tenha um maior controle de materiais consignados

Antes de tudo é preciso estabelecer uma estratégia que impacte na organização de cada tipo de produto, individualmente. Depois será necessário elaborar o processo de rotatividade, de modo que dê fluidez para as entradas e saídas de materiais.

Após definir esses conceitos básicos, mais uma vez, a eficiência do controle será medida pelo software de OPME escolhido. Procure estabelecer um fornecedor confiável e responsável, pesquise seus antecedentes, distribua a verba de maneira proporcional e quando estiver pronto, faça um acordo equilibrado.

Melhore a produtividade e satisfação da equipe de trabalho

É certo que uma equipe qualificada e preparada trará resultados cada vez melhores, mas somente isso não será o suficiente para potencializar sua performance. A partir dessa premissa básica, lhe pergunto: você verifica com frequência como está o clima organizacional?

Um colaborador motivado comete menos erros e entrega muito mais resultados do que um colaborador que somente possui conhecimentos específicos e aprofundados. Isso acontece porque a saúde mental está diretamente ligada às atividades realizadas por um indivíduo e a sua produtividade é fortemente dependente disso.

Por isso, faça pesquisas de clima, dê atenção tanto para a tecnologia, quanto para os recursos humanos, pois essa combinação não tem erro! Quer saber mais sobre ter resultados maiores? Clique aqui e descubra quais são os 5 problemas gerados por colaboradores sobrecarregados na área de saúde!