Saiba mais sobre Código de Barras GS1, um dos padrões mais utilizados na indústria farmacêutica no mundo todo e importante também para os produtos de OPME.

Você já ouviu falar do código de barras padrão GS1-128? Este é um dos padrões mais utilizados na indústria farmacêutica no mundo todo.

Antes de falar sobre este padrão muito comum nos materiais farmacêuticos e de OPME, vou explicar sobre o código de barras mais comum no mundo todo: UPC-A, ou na sigla em inglês: “Código Universal de Produto”. Este é aquele código presente em todos os produtos do supermercado:Código de Barras GS1-128

Os números lidos de um código de barras UPC representam respectivamente o código do país, o código da empresa e o código do produto com dígito verificador.

Isto funciona muito bem para a grande maioria dos produtos que encontramos por aí, certo? Mas, o que fazer quando precisamos identificar um produto OPME, que possui tantas informações imprescindíveis como: Lote, Data de Validade, Data de Fabricação e Número de Série?

Neste caso você tem duas opções: digitar tudo ou usar um leitor de código de barras para fazer o serviço de digitação para você!

Como o código de barras UPC é limitado em número de dígitos, foram criados outros padrões de códigos para armazenar estas informações tão importantes para os produtos farmacêuticos e de OPME, como por exemplo o GS1-128:

Código de Barras GS1-128

Como você pode ver, o padrão GS1-128 tem muito mais dígitos. Cada campo é iniciado por um código, que identifica qual é o conteúdo adiante:

Código de Barras GS1-128Além destes três campos, o código de barras pode conter uma infinidade de informações sobre o produto:

  • Data de fabricação
  • Data de validade
  • Data limite para venda
  • Peso
  • Dimensões
  • Local de destino para o frete

Com este formato, fica muito mais simples automatizar a sua rotina de estoque. O V2 Saúde, suporta a leitura e geração dos códigos de barra neste formato, o que permite muito mais agilidade no processo de separação de material, consignação e transporte de OPME até os hospitais.

Clique aqui e peça sua demonstração gratuita do sistema!