Você já ouviu falar em rastreabilidade?

É um dos requisitos importantes para um software de gestão OPME. Diversas tecnologias estão sendo pensadas para solucionar essa necessidade.

 

Mas o que é rastreabilidade?

Rastreabilidade é a capacidade de conhecer todo o caminho de um produto, desde sua origem até o final. Ela surgiu pela demanda da indústria para manter um melhor controle da produção, e também repassar essa informação aos consumidores.

Próteses de quadril, de joelho, stents, entre outros, são alguns exemplos de produtos nos quais se aplica a rastreabilidade. Cada um deles deve ter etiquetas com as informações necessárias para que possam ser rastreados desde a fabricação até o consumidor final.

A função dela é criar controle e transparência em todas as etapas desde a produção, distribuição, comercialização dos produtos até chegar ao consumidor final.

 

Qual é sua importância?

Primeiro porque dá pra saber se a fabricação está dentro de todas as permissões legais e caso haja algum problema com o produto no cliente final, tem como verificar de onde ele veio.

A Anvisa exige que tenha rastreabilidade em todos os produtos médicos implantáveis de forma permanente no corpo.

O próprio médico pode ajudar durante o acompanhamento do paciente e orientar em caso de nova cirurgia. Em caso de cirurgia de revisão, é fundamental saber o material que foi implantado.

 

Benefícios da rastreabilidade

  • Minimiza custos:
    • Sabendo onde se perde, consegue evitar as perdas, garantindo redução de custos.
  • Previne recorrências:
    • Um produto com problemas, pode ter relação com a fabricação. É importante ter essa informação para que possa evitar recorrências.
  • Transparência na fabricação:
    • A regulamentação exige, na maioria das vezes, que os produtos sejam rastreáveis, e isso evita que tenham uso de produtos ilegais ou até mesmo que possam dar alergia em um paciente.

 

Exija que seu software tenha rastreabilidade de produtos, para sua segurança e tranquilidade.

Conheça nosso software, e agende já uma reunião!