Quando preencher nota fiscal, é necessário ser cuidadoso e estar atento a todas as informações para que não exista nenhum erro. Se existir algum, em alguns casos pode-se cancelar a nota, em outros é necessário fazer a nota fiscal complementar.
O que é Nota Fiscal complementar?
Ela auxilia complementando outros documentos que tiveram inconsistência no preenchimento. Completa valores e ajusta impostos que não foram colocados na primeira nota.
Ou seja, se existiu erro na emissão da nota ou reajuste que precisa ser feito, o valor pode ser adequado na nota fiscal complementar.
É necessário também os dados dos itens a serem reajustados, porque a intenção é somar a nota original com a complementar para dar o valor correto.
Quando emitir uma NF-e complementar?
Uma nota fiscal, tem o prazo de 24 horas para ser cancelada após a emissão. Se o prazo finalizou, existe a alternativa da nota fiscal complementar para esse ajuste.
Ou seja, se precisa adequar os valores da nota fiscal original, e já passou o prazo do cancelamento, é a nota fiscal complementar que deverá ser feita. Podendo emiti-la em algumas situações:
- Exportação (se for necessário a atualização da cotação da moeda);
- Preço divergente (quando existe erro de cálculo);
- Correção de impostos (correção do cálculo de imposto).
Qual ferramenta é necessário?
Nosso sistema é capaz de emitir a nota fiscal complementar. Basta você inserir os dados necessários para complementar, e pronto, o sistema emite para você.
Ficou alguma dúvida? Agende uma reunião e conheça todas as facilidades e praticidades do nosso sistema para gestão de OPME.