Quando preencher nota fiscal, é necessário ser cuidadoso e estar atento a todas as informações para que não exista nenhum erro. Se existir algum, em alguns casos pode-se cancelar a nota, em outros é necessário fazer a nota fiscal complementar.

 

O que é Nota Fiscal complementar?

Ela auxilia complementando outros documentos que tiveram inconsistência no preenchimento. Completa valores e ajusta impostos que não foram colocados na primeira nota.

Ou seja, se existiu erro na emissão da nota ou reajuste que precisa ser feito, o valor pode ser adequado na nota fiscal complementar.

É necessário também os dados dos itens a serem reajustados, porque a intenção é somar a nota original com a complementar para dar o valor correto.

 

Quando emitir uma NF-e complementar?

Uma nota fiscal, tem o prazo de 24 horas para ser cancelada após a emissão. Se o prazo finalizou, existe a alternativa da nota fiscal complementar para esse ajuste.

Ou seja, se precisa adequar os valores da nota fiscal original, e já passou o prazo do cancelamento, é a nota fiscal complementar que deverá ser feita. Podendo emiti-la em algumas situações:

 

  • Exportação (se for necessário a atualização da cotação da moeda);
  • Preço divergente (quando existe erro de cálculo);
  • Correção de impostos (correção do cálculo de imposto).

 

Qual ferramenta é necessário?

Nosso sistema é capaz de emitir a nota fiscal complementar. Basta você inserir os dados necessários para complementar, e pronto, o sistema emite para você.

 

Ficou alguma dúvida? Agende uma reunião e conheça todas as facilidades e praticidades do nosso sistema para gestão de OPME.