Para que as vendas de material cirúrgico sejam ampliadas, um dos pontos importantes é o atendimento. Um bom atendimento, você fideliza o seu cliente e ainda conquista novos. Um mau atendimento, pode te custar caro.

Por mais que o seu produto seja o melhor do mercado, sem um bom atendimento você pode colocar tudo a perder.

Há tempos o número de vendas era sinônimo de sucesso para uma empresa de material cirúrgico. Hoje em dia, fazer a manutenção do cliente para fidelizá-lo ou para que você amplie o volume da venda feita para esse mesmo cliente requer um atendimento de excelência.

É mais custoso para a empresa ir em busca de novos clientes do que ter uma boa carteira mantida através de um bom atendimento. Além disso, preservar um cliente por mais tempo, permite que você o conheça melhor, criando a possibilidade de oferecer novas soluções e mais qualidade a ele.

Por outro lado, um atendimento ruim pode trazer sérias consequências ao seu negócio. Podendo perder o seu cliente para a concorrência e ainda por cima que ele leve outros clientes seus.

Pontos importantes no atendimento são:

 

Ter uma equipe preparada

 

Não dá para uma pessoa trabalhar sozinha. Ter uma equipe que possa resolver o máximo de problemas possíveis do seu cliente é o essencial.

Dividir as responsabilidades, sabendo que terão que estar disponíveis para diversos clientes diferentes, é de extrema importância.

Todos da equipe precisam ter a mínima clareza para ajudar esse cliente no momento em que ele precisar.

Para evitar falhas, você pode produzir um breve checklist sobre cada cliente, para lhe auxiliar em momentos de necessidade. Elenque as informações prioritárias de cada um e em que momento ele geralmente precisa de uma atenção maior do atendimento. Tendo isso em mãos e possibilitando o acesso a toda equipe, qualquer colaborador poderá dar sequência em um atendimento, se for necessário.

 

 

Informações disponíveis e organizadas

 

É importante que as informações estejam organizadas, para que qualquer pessoa da equipe possa ter disponível quando seu cliente precisar de alguma solução. Como por exemplo, um pedido referente a um material cirúrgico emitido em certo mês do ano, ou o valor que esse cliente está devendo para a empresa de materiais já utilizados em uma cirurgia. 

Não encontrar o que o cliente precisa em um prazo de tempo razoável demonstra desorganização e faz com que ele perca o “tempo precioso dele”. Para evitar situações como essa, tenha todo o histórico dele sempre disponível. A partir de um software de controle de materiais cirúrgicos, como o da V2Saúde, é possível estabelecer um controle eficaz.

 

 

Comunicação e Gestão de materiais

 

Estabelecer uma comunicação transparente com o cliente é essencial, faça disso um hábito. Tenha certeza da necessidade do seu cliente, documente a solicitação e peça sempre uma confirmação. 

Uma pequena falha de comunicação entre a sua empresa e seu cliente pode custar uma nova venda ou até mesmo a fidelização. Por isso, ao realizar os atendimentos, faça-os:

  • Com atenção; 
  • Entendendo suas reais necessidades e dores;
  • Registrando todo material cirúrgico e os passos realizados nesse atendimento;
  • Armazenando todos os dados do cliente;
  • Arquivando todos os seus pedidos, recebimentos ou devoluções de maneira segura e organizada;
  • Rastreando todas as mercadorias fornecidas a ele.

 

 

Verificar o melhor canal de comunicação

 

Tenha sempre o cuidado de entender o melhor canal de comunicação para o seu cliente, e não apenas para você.

Quanto maior a quantidade de canais você deixar disponível, melhor para o seu cliente poder escolher a melhor forma de se comunicar.

Independente do canal utilizado para estabelecer um contato, é necessário que as informações que o cliente necessita sejam bem explicadas, de modo que não restem dúvidas, afinal, o contrário gera somente perda de tempo e desgaste do relacionamento.

 

 

Sempre mostrar os diferenciais da sua empresa

 

Um desses diferenciais deve ser um atendimento de excelência. Mostrar para o cliente as características positivas da sua empresa, isso pode agilizar a decisão dele em relação a compra. Esse é o objetivo, adiantar e incentivar a decisão do seu cliente frente a um novo pedido de material cirúrgico.

Sempre lembrando das dores do seu cliente, e tratando essa informação com todo o carinho. Proponha suporte e solução para os problemas detectados que o resultado é certo.

 

Software de gestão

 

 

Para melhor organização fuja das planilhas e use um software de gestão de material cirúrgico. Ele irá agilizar e organizar os dados de cada cliente e de cada solicitação de materiais, em especial dos consignados que dão muito trabalho, já que são dezenas de itens solicitados em um único pedido. Além disso, outro ponto importante é que um software especializado é capaz de atender a exigência da Anvisa acerca da rastreabilidade.

Conheça o software com o melhor custo-benefício do mercado. Você vai se surpreender com as funções que vão facilitar a sua empresa.

Entre em contato e agende já uma reunião.