Os termos fabricante, fornecedor e detentor de registro, por muitas vezes acabam se confundindo nos seus significados. E por esse motivo, vamos trazer esses termos e solucionar essa questão.

 

Fabricante

 

Começando pelo fabricante, que pode ser uma pessoa ou uma empresa que fabrica produtos acabados a partir de uma matéria-prima na tentativa de obter lucros. É comum encontrar nas embalagens dos produtos o local de fabricação.

O fabricante necessita estar em conformidade com os padrões estabelecidos. Portanto, atendendo aos requisitos de certificação dos produtos fabricados e respeitando os órgãos regulatórios.

 

Fornecedor

 

Pensando em fornecedor, pode ser uma pessoa ou uma empresa que abastece algo, sendo uma outra empresa ou a comunidade em si. As principais funções do fornecedor são: produzir, construir, distribuir, importar, exportar ou prestar serviços.

O fornecedor pode ser classificado em três tipos:

– o produtor que fornecerá produtos não identificados;

– o produtor real que faz parte da fabricação;

– e o produtor aparente, que não fabrica, mas tem sua marca, nome ou sinal dele.

 

Alguns estabelecimentos trabalham abastecendo outro estabelecimento e, portanto podem ser vistos como fornecedores. Eles devem respeitar prazos e condições de entrega dos seus produtos para evitar conflitos com a empresa que eles abastecem.

O fornecedor tem grande importância para empresas e podem ter vários diferenciais para que sejam contratados, como: preços atraentes, bom atendimento, pontualidade nas entregas, qualidade dos produtos, informações e suporte.

 

Detentor de registro

 

O detentor de registro pode ser uma pessoa ou empresa que tem o produto registrado junto ao órgão regulatório com o seu nome.

No caso de produtos para a saúde, o titular do registro ou cadastro do produto junto à Anvisa é o detentor de registro.

 

Podem existir empresas que fabricam, fornecem e são titulares do registro, como existem também os três itens distintos para o mesmo produto.

Eles podem se repetir, mas não necessariamente tem o mesmo significado, por poder ser empresas diferentes.

 

Conseguiu tirar suas dúvidas?

No nosso blog tem este artigo e muito mais. Acesse: www.v2saude.com.br/blog

Conheça mais sobre nosso software de gestão para OPME e adquira já para sua empresa.