Segurança e credibilidade: Conquiste a confiança do seu cliente

Você deve concordar que ninguém deseja contratar uma empresa que não transpareça segurança e credibilidade. Por isso, é necessário olhar para o próprio negócio com olhos de empatia. Sempre se pergunte se contrataria a sua empresa nas condições que ela apresenta hoje. Pensando sempre no mercado que temos hoje: extremamente exigente e competitivo.

Uma empresa focada no seu crescimento deve ter como missão diária a conquista de credibilidade e confiança. Porém, num mercado em constante transformação, é possível que uma rotina turbulenta estejam impedindo essa melhoria tão necessária.

Existem situações pontuais que podem ser decisivas na dificuldade da sua empresa evoluir e até mesmo bater metas. Vamos analisar e tirar conclusões com as seguintes perguntas:

  • A sua solução é adequada para o seu cliente?
  • O preço do seu produto recebe reclamação dos clientes?
  • Seu serviço é lento e a entrega sempre atrasa?
  • Seu cliente vê transparência no seu negócio?
  • Você está de olho no seu concorrente ou procura se focar no seu negócio?
  • Você oferece soluções reais aos seus clientes?

A sua solução é adequada para o seu cliente?

Antes de oferecer qualquer produto ou serviço ao mercado, é necessário pesar na necessidade do cliente. E mais, se ele tem eficiência e qualidade.

Se a sua solução não resolve a necessidade do seu cliente, por que ele procuraria sua empresa? Um exemplo prático: o seu cliente precisa que a empresa faça uma entrega o mais rápido possível, mas você já sabe que a lentidão é um dos problemas na rotina do seu negócio. Pronto: você já não irá atender o cliente com a excelência que ele procura – logo não ficará satisfeito e em breve deixará de ser seu cliente.

O preço do seu produto recebe reclamação dos clientes?

Isso significa que o cliente não está valorizando a sua solução. Opa, mas isso acontece porque o cliente não enxerga o real valor do seu produto ou será que o seu produto não está atendendo a expectativa do seu cliente? Descobrir não é uma missão fácil, mas você precisa encontrar a resposta para essa questão, afinal, entendendo o problema é muito mais fácil tomar medidas para saná-lo – ou então você vai ficar chorando sobre o leite derramado.

Para entender os motivos que levam à reclamação do cliente diante do preço praticado pela sua empresa será necessária uma pesquisa, nada tão complexo assim. Fale com os seus melhores clientes e entenda os pontos positivos e negativos que eles identificam nos seus produtos e serviços. Faça o mesmo com os clientes que reclamam do preço. Depois cruze os dados e analise o que eles têm em comum. 

O resultado vai ser surpreendente: você vai perceber que não conhece tão bem a sua empresa quanto acha que conhece. Mas, pense pelo lado positivo disso: você vai ter uma clareza bem maior no momento da precificação do seu produto e na hora de argumentar com o cliente sobre o real valor do que ele está pagando.

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Seu serviço é lento e a entrega atrasa?

Você está sempre correndo atrás da bater metas, dificilmente cumpre um prazo combinado, e se cumpre, compromete todo o restante dos clientes? Saiba que isso causa muita insegurança no seu público na hora de contratar ou manter uma parceria.

Mais do que um trabalho de qualidade, é necessário ter comprometimento e responsabilidade – e isso se cumpre com uma boa organização. Se um prazo foi combinado, o consumidor não espera que ele seja estourado. Reflita sobre esse gargalo de produtividade e atendimento e busque ter claro para você porque essa falta de organização acontece: colaboradores sem o preparo necessário, plataformas ultrapassadas (ou inexistentes) para organização de fluxo de trabalho, meios de comunicação ineficazes com o seu cliente.

Seu cliente vê transparência no seu negócio? 

Transparência na relação é tudo! Prometer o que você não consegue cumprir é o famoso “tiro no próprio pé”. As promessas podem até ser bonitas, mas não possuem serventia quando não cumpridas. Muito pelo contrário: elas constroem uma imagem negativa do seu negócio.

Além de gerar confiança e credibilidade, a transparência também estreita os laços de parceria entre duas empresas. O seu negócio vai ser uma referência para o cliente no seu segmento e uma indicação forte que ele fará – e isso tem um valor imensurável, sua empresa terá não somente clientes, mas divulgadores.

Você está de olho no seu concorrente ou procura se focar no seu negócio?

Para se destacar nunca será necessário atingir um concorrente. Apontar os defeitos de outras empresas não irá aumentar a credibilidade do seu negócio. Na verdade, deixará o seu cliente se questionando do porquê você precisa falar de outros para se destacar.

Por isso, siga aprimorando os seus serviços para poder ter cada vez mais argumentos que provem a eficiência do seu negócio. Você vai muito mais longe!

Você oferece soluções reais a seus clientes?

Não minta ou omita. Não prometa soluções que a sua empresa não é capaz de entregar. Parece ser algo tão óbvio, mas não é. Muitas empresas oferecem soluções milagrosas para problemas que são mais difíceis de resolver do que parecem.

Vamos usar como exemplo a “agilidade”. Por vezes a agilidade no atendimento e na entrega podem parecer algo simples de se implementar. Então, não diga para o seu cliente que “agilidade” é a sua especialidade se você tiver gargalos a serem resolvidos nessa área. Num primeiro momento, o argumento pode ajudar você a vender o seu produto, mas na prática você não vai conseguir cumprir o que prometeu e ali na frente o resultado vai ser um só: a perda de um cliente – ou vários.

Ou seja, atenda o seu cliente do mesmo jeito que gostaria de ser atendido. Quer saber o que mais é possível oferecer ao seu público e o que fazer para expandir seu negócio de forma saudável?

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